sábado, 1 de dezembro de 2012

Queijo e Vinho: Parceria Perfeita



"Para vender vinho, sirva queijo" esse era o ditado que rondava as vinícolas francesas. Sabe-se que o queijo acompanha bem vários pratos e praticamente qualquer tipo de bebida, entretanto, ainda não se encontrou melhor acompanhamento do que o de um bom vinho. A dificuldade está em saber como harmonizar o vinho com os vários tipos de queijos existentes.

Segundo Eric Asimov (crítco de vinho do New York Times): "Dizer que o queijo vai bem apenas com vinhos brancos é se privar de grandes prazeres". Os vinhos brancos, em geral, são mais versáteis com os queijos quando comparados aos vinhos tintos. A combinação vinho tinto e queijo é uma fórmula que pode resultar tanto num desastre quanto numa combinação perfeita. Segundo o enólogo Diogo Wendling, a regra básica é escolher o queijo e depois o vinho: “Podemos dizer que quanto mais forte o queijo, mais forte deve ser o sabor do vinho”. Dependendo das escolhas, os tintos mais fortes podem neutralizar os sabores tênues de queijos complexos, em contrapartida, os queijos fortes podem encobrir os tintos mais delicados. 
Enfim, a questão é se sentir livre para explorar diferentes combinações. Segundo Tia Keenan "O pior que pode acontecer é combinarmos um vinho e um queijo que realmente não ficam muito bem juntos – nada é mais trágico do que isso."
A seguir está uma tabela com as algumas combinações de queijos e vinhos sugeridos por Jair Jorge Leandro em seu livro “Queijos”:



QUEIJOS
VINHOS
Brie
Tintos Marcantes (Cabernet Sauvignon) ou brancos secos (Frascati)
Camembert
Brancos secos (Semillon Blanc) e tintos leves (Cabernet Franc)
Edam
Brancos frutados (Riesling e Saint-Emillion) ou tintos frutados
(Beaujolais)
Gorgonzola
Tintos marcantes (Cabernet Sauvignon)
Gorgonzola Gold
Tintos encorpados (Merlot e Pinot Noir)
Gouda
Tintos leves (Cabernet Franc) para queijos jovens. Tintos encorpados (Merlot e Pinot Noir) para queijos maduros
Gruyère
Brancos secos (Riesling, Sauvignon Blanc), tintos leves
(Cabernet Franc)
Itálico
Brancos demi-sec (Sauvignon Blanc) ou tintos secos (Valpolicella)
Morbier
Tintos marcantes (Cabernet Sauvignon)
Provolone
Tintos encorpados (Merlot Noir)







Sigam no Instagram: @ossaboresdafelicidade 




Nenhum comentário:

Postar um comentário