Impossível preparar a ceia de Natal sem pensar na famosa Rabanada que a Vovó Célia fazia. Huummm já fiquei até com água na boca! Resolvemos (eu, mamãe e minha irmã) então preparar hoje esse delícia. Dessa vez, deixamos o caderno de receitas da vovó de lado, e cozinhamos de acordo com as lembranças da mamãe, tudo o que a vovó havia passado para ela.
Rabanada da Vovó Célia
(segundo lembranças da mamãe)
Coloque o o óleo numa frigideira de laterais mais altas e deixe esquentar. Enquanto isso, corte os pães em fatias de aproximadamente dois dedos de espessura. Separe em outros dois pratos leite com uma pitada de açúcar e ovos batidos. Assim que o óleo estiver quente, pegue a fatia de pão passe na mistura de leite, em seguida, nos ovos e jogue na frigideira, deixe fritar até dourar. Retire e reserve.
Normalmente neste ponto, para finalizar passam-se as fatias de pão fritas numa mistura seca de açúcar e canela em pó, então a rabanada já pode ser servida.
Mas é agora que vem a particularidade da receita da vovó. Ao invés de passar no açúcar, é preparada uma calda de açúcar queimado com cravo, canela, etc... Quando a calda estiver fervente, mergulhamos as fatias fritas uma a uma na calda e retiramos antes delas "amolecerem". Levamos à geladeira e servimos gelado.
Ficou uma delícia! Espero que também gostem!
Sigam no Instagram: @ossaboresdafelicidade |
Nenhum comentário:
Postar um comentário