domingo, 1 de fevereiro de 2015

Moranga ? Abóbora? ou Jerimum? Qual a diferença?


Quando fui comprar os ingredientes para a receita do camarão na Moranga, fui um Deus nos acuda no supermercado, ninguém sabia, tipo nenhum funcionário do supermercado sabia o tipo da moranga que eu tinha escolhido, não tinha etiqueta de identificação na prateleira, e tinha pelo menos uns 06 tipos de abóbora na lista de código da caixa. Pedi a ela para passar o tipo "Abóbora Moganga" e fechamos assim.

Decidi então que chegando em casa iria pesquisar, não sabia que existia tanto tipo de abóbora assim!!!...

Então....

Moranga é uma qualidade da abóbora, assim como existem variedades de batatas (inglesa, asterix) e tomates, entro outras coisas, como frutas.

Dependendo da localização o nome popular muda, por exemplo, no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil é chamada de abóbora, por outro lado no norte do Brasil é denominada jerimum.




http://receitasdeminuto.com/tipos-de-abobora


Etimologia: "Abóbora" vem do latim hispânico apopores . "Jerimum" e "jerimu" vieram do tupi yuru'mu .

Moganga (na Madeira), mogango ou bugango (nos Açores e regiões do Brasil de imigração açoriana) e moranga (no Brasil) são nomes vulgares, possivelmente com origem na língua quicongo, dados a algumas variedades de abóbora das espécies Cucurbita maxima, também conhecida na Madeira por abóbora amarela, e Curcubita ficifolia, esta de polpa branca, conhecida noutras regiões por chila ou gila.


Temos vários tipos de abóbora, destacam-se:




Ainda podemos citar a Abóbora Libanesa que é semelhante a abóbora italiana e serve para ser recheada, refogada ou feita no vapor.


CURIOSIDADE: Vejam também este link ->  Agricultor mantém coleção com 150 variedades de abóbora em sítio no PR --> http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/07/agricultor-mantem-colecao-com-150-variedades-de-abobora-em-sitio-no-pr.html 




FONTES: http://pt.wikipedia.org ; http://receitasdeminuto.com ; http://www.frigobom.com/blog ; http://g1.globo.com ;






Sigam no Instagram: @ossaboresdafelicidade







2 comentários:

  1. Como um jerimum aqui na região nordeste, chamado jerimum caboblo. Só encontro no interior. Gostaria de saber qual é o nome mais comum, para que possa procurar nos grandes supermercados

    ResponderExcluir